Aboios e Repentes
Aqüicultura
Aves
Cães
Causos Na Beira do Fogo
Cavalo e Cia
Ciência no Campo
Debate Rural
Dog Foto Blog
Dúvidas? O especialista ajuda
Empregos no Campo
Exposições e Leilões
Feira Livre
Galeria de Fotos Rurais
Meio Ambiente
NE Vinhos
Notícias do Campo
Receitas do Campo
Suínos
Turismo Rural
img teste Agricultura
boi Bovinos e Bubalinos
img teste Casa de Fazenda
- Equinos
- Fruticultura
Carpinos 2 Ovinos e Caprinos


   

Este espaço foi criado para ajudar você, apaixonado pelas coisas do campo, a tirar suas dúvidas sobre problemas e dificuldades no manejo rural. Participe! Faça sua pergunta! Mande sua dúvida que nós vamos procurar responder o mais rápido possível. É só clicar aqui.


CONFIRA:
24.02.2014
Marcia Regina
Preciso de ajuda , sou do Rio Grande do Sul, tenho um pé médio de ingazeiro e não gostaria que ele morresse mas os galho estão apodrecendo e temos que ir cortando,pois tem uma secreção amarelada que vai destruindo por dentro e forma uma casca podre e mole o que devo fazer me indicaram malathion será que devo usar? Leia a resposta do especialista, clique aqui.
27.01.2014
José Clécio
Olá sou de São Paulo, agora resolvi cultivar caju em casa. Plantei 3 sementes as 3 brotaram mudas muito bonitas. Só que 2 dessas mudas estão apresentando folhas amareladas, ficam dobradas e depois ficam com uma cor meio amarronzada e começam a aparecer buracos nas folhas, notei que algumas partes da castanha bem próximo ao tronco da muda também estão amarronzado.Gostaria de umas dicas de como acabar com esta praga pois não quero perder estes pes de caju? Resposta do especialista.
13.12.2013
Miguel Sanches
Tenho um pé de jabuticaba em minha casa, em Salto-SP. Resolvi o problema da ferrugem com calda bordalesa. Há alguns meses, as folhas começaram a cair e os ramos ainda verdes. Já está quase sem folhas. Desconfio de cupins em seu sistema radicular. É possivel essa formação (se for mesmo) causar esse dano? O que fazer? VEJA A RESPOSTA.
25.10.2012
João
olá!! Sou do Rio Grande do Norte e gostaria de saber como combater as lendias que ficam nas folhas do pé de acerola. Está enfectado o pé todo. tenho dois pés de acerola. VEJA A RESPOSTA DO ESPECIALISTA.
20.12.2011
Hiromi Kimura
Gostaria de saber porque os frutos da uva niágara caem antes de amadurecerem. Elas parecem sem vigor,pouco murchas,já na fase onde estão ficando rosadas, sendo que as folhas se apresentam fartas. É o segundo ano de produção que acontece isso. Aguardo ansiosa por uma resposta. VEJA O QUE DIZ O ESPECIALISTA.
08.06.2011
Carlos
Gostaria de saber se posso dar farelo de soja para cavalos e quanto é recomendado dar por dia, e também gostaria de saber se o estilozanto campo grande pode ser administrado ( dado ) para cavalos também.

Resposta do Especialista.
03.11.2010
Carlos Jose Aureliano
Necessito urgentemento de um remédio ou fórmula para matar praga em coqueiros,são pintas brancas por toda palha do coqueiro e as formiga adoram. VEJA A RESPOSTA.
08.10.2010
Sérgio Guerreiro
Sou estudante de graduação em quimica pela UNINOVE-SÃO PAULO,acessei vosso site para obter respostas sobre forragem hidroponica de milho. Gostaria de saber o que diz respeito a proporção da forragem hidroponica de milho que pode ser oferecida aos caprinos,ovinos,equinos,suinos e bovinos? Desde já agradeço. VEJA A RESPOSTA.
30.09.2010
Bergson Martins Costa
Tenho um criatório de búfalos. Agora estou matanto para consumo, gostaria de saber o porque a carne fica escura apos um tempo e o que devo fazer para ela nao escurecer. Veja a resposta.
09.09.2009
Sérgio Costa Marçal
Li matéria sobre a despesca na área da piscicultura e me foi de bastante utilidade. Necessito de saber sobre modelo e modo de construir a plataforma de despesca, a mesa de classificação dos peixes e saber como os tanques rede são presos uns nos outros? Pretendo iniciar um cultivo de TILÁPIAS em breve e estou montando o projeto. Sou de FORMIGA, em MINAS GERAIS. Veja a resposta...
05.09.2009
Adriana da Rocha Gama
Sou de SÃO PAULO e gostaria de saber se posso criar TAMBAQUI em uma represa e quanto tempo leva para o peixe atingir dois quilos.Queria saber também se a alimentação deve ser apenas industrializada? Veja a resposta...
15.07.2009
Arlindo Fidalgo
Moro em São Paulo.Tenho no quintal eu mesmo fiz um tanque de mais ou menos 3,50x6,50x2,00,colocando no fundo e em volta um revestimento de placas de concreto.Para evitar que o tanque fosse um foco de mosquitos, fui orientado a criar tilápias. Mas para manter o tanque é preciso fornecer oxigênio aos peixes. Não tenho condições. Então minhas perguntas são:1)Quantos peixes podem ser criados no tanque? 2) Quantas vezes preciso bombear para manter os peixes vivos gastando pouco? Veja a Resposta.
10.07.2009
Carlos Santiago
Tenho um terreno em PARAOPEBA, MINAS GERAIS, próximo a Sete Lagoas, esta região é de serrado e bastante cascalhada. O local é bem alto, com temperaturas que variam entre 10º e 25º.Esta área é bem ventilada, ou seja, esta na parte alta. Pergunto: este local é indicado para eu cultivar um plantio de cajueiros anão e frutas tropicais como coqueiros, sapoti e pitomba?

Veja a resposta.
07.07.2009
Valdir
Tenho uma égua apaloosa de quatro anos e a crina e calda dela são muito ralas. Tenho fotos dela mais nova que tinha muita crina, hoje é rala e fraca.Tem algum remédio? O que faço para encher mais, tive até que cortar baixo para não ficar tão feio. é criada em baia e também ao campo, sempre sozinha. grato.

Veja a resposta.
28.02.2009
Vanessa Toledo
Sou da região de CAMPINAS, interior de SÃO PAULO e preciso de uma ajuda. Sou apaixonada pelo PEIXE PALHAÇO e sempre sonhei em ter um, porém minha mãe tinha receio dele morrer, porque ele necessita de áquario com água salgada e cuidados especiais...Como devo proceder para comprar um peixe palhaço e cuidar direitinho dele?

Veja a resposta.
20.02.2009
Paulo Adriano Christo Silva
Oi Nordeste Rural, tenho um cavalo que fez uma cirurgia no casco para tirar 4 cravos do pé esquerdo, mas após á cura o cavalo continua mancando. Segundo o veterinário que o operou é a articulação e receitou contromax , tenho muito medo de ele não ficar bom , pois só tenho ele e gosto de cavalos , gostaria de saber se esse problema de articulação tem cura ou não?

Veja a Resposta.
28.01.2009
Ederlane Luiz Cruz
Tenho um pe de LIMÃO GALEGO. Ele esta com as folhas pretas, parecendo um pó de carvão. Como faço para acabar com esta praga? Morro na cidade de SETE LAGOAS, MINAS GERAIS.Caso possa me ajudar agradeço de coração.

VEJA A REPOSTA
24.01.2009
Ana Ralston
Tenho uma semente de CAJU, moro no sul da CALIFÓRNIA, nos ESTADOS UNIDOS, que é bem quente no verão, e o clima é seco. Adoraria ter um cajueiro em casa. Alguma sugestão para que eu tenha sucesso em plantar esta preciosa arvore? Obrigado pela ajuda. VEJA A RESPOSTA.
20.01.2009
Marcelo
Sou do interior de SÃO PAULO e plantei duas arvores de BRASILEIRINHO (Nome Científico: Erythrina indica picta) na minha calçada. Estava linda com 2m de altura e crescendo.Só que ultimamente encontrei formigas pequenas nela e as folhas estão enrugando e ficando secas das pontas para o galho para piorar encontramos algumas folhas comidas como se fosse lagartas mas não encontramos nenhuma na árvore. Poderia me ajudar indicando algo para tratá-las? Saudações, Marcelo. VEJA A RESPOSTA.
10.12.2008
Rogério D.M
Sou de FRANCA, estado de SÃO PAULO. Em minha casa alguns COQUEIROS "replantados " há 2 anos.Os coqueiros na época do replantio,se apresentavam com + ou - 3 metros de altura e produzindo cocos. Porém, passados 2 anos do replantio, os coqueiros não reproduzem mais. O coqueiro dá o cacho,flores,fruto,más o coquinho cai ainda pequeno. Aparentemente não há presença de doença ou pragas só aquelas abelhinhas "Arapuá" durante a florada. O que devo fazer? como adubar? como irrigar? Veja a resposta.
19.11.2008
Luciano A. Araujo
Olá! Em minha casa tenho 5 pés de graviola, no entanto todos estão repletos desses insetos (são muitos mesmo), chamados de SOLDADINHOS. Eles ocasionam a não produção do referido fruto e a destruição dos arbustos. Gostaria de saber se há uma maneira eficaz de combater esta praga. já utilizei de todas as formas populares, sem sucesso. VEJA A RESPOSTA.
11.11.2008
Henrique Maia
Moro no município de ICÓ, no CEARÁ. Gostaria de saber qual a formulação para o uso de farinha de LINHAÇA para a raça Jersey e Holandesa? Outra dúvida: a partir de qual mês podemos iniciar a oferta de concentrado na alimentação dos BEZERROS? E outra: qual teor de proteina e as suas especificações do capim CANARANA? Mais uma: a Cana de Açucar pode ser dada normalmente em pequenas propoções, mesmo no inverno, consorciadas a volumosos mais concentrados? Veja a resposta.
09.10.2008
Ademir Nani
Olá, eu sou da região de CÁCERES, MATO GROSSO, e gostaria de saber como é o sistema de plantio do limão taiti, espaçamento, irrigação, forma correta de plantar. Enfim tecnicas que deram certo para o cultivo do Limão Taiti.

Veja a resposta.
24.09.2008
Cosme Batista
Olá Nordeste Rural sou da região de JUAZEIRO DO NORTE, no CEARÁ e gostaria de saber qual a melhor PASTAGEM para solos SALINOS? Podem me ajudar? Veja a resposta.
12.08.2008
Evandro Leão
Olá, sou de GRAVATÁ, em PERNAMBUCO e gostaria de ajuda para salvar minha plantação de PINHA e GRAVIOLA. As frutas crescem mas logo ficam escuras, secas e morrem. O que está acontecendo? Como acabar essa praga?

Veja a Resposta.
24.06.2008
Valmir
Gostaria de tirar dúvidas sobre a HIDROPONIA do milho. Na minha região em FEIRA DE SANTANA, na BAHIA, não estou encontrando alguns macronutrientes da SOLUÇÃO A, por exemplo sulfato de manganês,moblidato de amônio. Gostaria de saber se pode ser substituído por outros. Posso fazer com o mandacarú triturado? Na escassez da água potável, quero saber se posso diluir as soluções com a água tratada com cloro e um pouco salobra.

Veja a Resposta.
24.06.2008
Ivan Gomes
Sou do CEARÁ e gostaria de saber se existe receita de REPELENTES a base de NIM.

Veja a resposta.
04.06.2008
Acioli Escarrone de Souza
Olá pessoal, Sou do RIO DE JANEIRO e li a metéria "flat no campo", na página CASA DE FAZENDA. Gostaria de saber, onde posso comprar a cabeceira da cama em questão ( fibra natural ). Achei linda !!

Veja a resposta.
23.05.2008
José Márcio Jesus Assis
Gostaria de saber sobre o que acontece com os COQUEIROS, aqui no condomínio onde administro, no estado de GOIÁS. São aproximadamente 25 pés, e eles estão com muito purgão, coxinilha e não estou conseguindo extinguir esta infestação. E as folhas já estão até preta. O que devo fazer para melhorar os coqueiros?

Veja a resposta.
26.04.2008
Marcos Paranhos
Olá pessoal! Sou do estado do Tocantins e tenho coqueiros que não foram plantados com adubos. Botaram frutos, mais não botam mais. Eles têm mais ou menos 15 anos. Há algo que eu ainda possa fazer para obter mais produtividade?

Veja a resposta.
23.04.2008
Lindinalva
Somos de ITANHAÉM, litoral de SÃO PAULO, plantamos 13 mudas de graviola e queremos saber quanto tempo leva para dar os primeiros frutos.

Veja a resposta.
30.03.2008
Veneluy Luna Grangeiro
Moro no CEARÁ e gostaria de saber o teor da proteína da vagem do visgueiro, e se tem alguma contra indicação para a alimentação de ovinos.

Veja a resposta.
24.03.2008
Eduardo Toledo
Olá, sou de Piraúba, em Minas Gerais. Li um artigo do Paulo Guilhon sobre doma racional no Nordeste Rural e resolvi pedir ajuda: Apliquei as práticas da doma racional em uma potra. Deu tudo certo porque ela tem total confiança em mim. Apenas um problema que não estou conseguindo corrigir. Ela não embocou no bridão e "bate" a cabeça nos comandos laterais. Ela não tem o chamado dente de lobo que atrapalha um pouco. Qual a prática que adoto para amenizar o problema.

Veja a Resposta.
19.03.2008
Raimundo Arrais Chaves
Sou do PIAUÍ, tenho um cavalo e ele apresentou uma inflamação no casco,aqui mais conhecido como "Róla",Já está nascendo outro por baixo,ele manca muito,já fiz o casqueamento e ele continua mancando. O que devo usar para diminuir a dor e fazer com que o casco de cima caia logo?Noto também a respiração dele muito ofegante, é devido a esse problema no casco? Por ultimo qundo ele se movimenta escuto vários estalos nas articulações. O que devo fazer quanto a isso?

Veja a resposta.
15.03.2008
Fabiano Sales dos Santos
Moro em BURITIS, RONDÔNIA. Estou comecando a mexer com aquicultura e estou tendo problemas com os alevinos, esta havendo muitas perdas entre os filhotes. Eu soltei 10.000 alevinos num tanque e na hora de tirar para soltar no tanque maior, só foi retirado 1000 alevinos. Vocês podem me disser o porque que isso esta acontecendo?

Veja a resposta.
27.02.2008
Glecimar Fabrin
Gostaria de ter informações sobre a conservação da carne-de-caju, ou carne vegetal. Encontrei a receita no site gostaria de saber sobre sua conservação, tempo de congelamento, etc.

Veja a resposta.
26.12.2007
Diego
Sou do interior de MINAS GERAIS Trabalho com gado leiteiro e gostaria de trabalhar com a produção do leite de BÚFALA. Gostaria de saber qual seria o investimento para produção do leite de búfalas. A raça Murrah é a mais apropriada? Qual seria a composição do rebanho para começar com uma produção razoável?

Veja a resposta.
23.11.2007
Francisco Carlos Espindola Mendonça
Meus COQUEIROS nunca produziram cocos. Já os plantei há mais de 08 anos; o sítio esta a 680 metros do nível do mar; o solo e de muita bauxita, mas muito ventilado e com muita água. O que fazer para ter cocos e compensar o meu plantio? Por favor me ajudem!

Veja a resposta.
22.11.2007
Adriano
Crio ovinos e estou com problemas. Os borregos aparecem com os lábios, região das narinas e região ocular com umas crostas acinsentadas parecidas com berrugas. Sangra facilmente. Também há muita rejeição das ovelhas para os borregos e por isso preciso dar leite na mamadeira.Gostaria saber se o leite de vaca puro ou diluído em água e bom para os borregos? Esta ocorrendo ainda uma grande mortalidade dos borregos. O que faço?

Veja a resposta.
21.11.2007
Reginaldo G. da Silva
Sou residente no Estado da BAHIA, no Municipio de MIGUEL CALMON, no Piemont da Chapada Diamantina. Plantei um pé de UVA e este já é a 3ª vez que se enche de flores e não produz uvas, assim, gostaria de ser esclarecido no que pode estar contecendo e como posso resolver este problema?

Veja a resposta. >
01.11.2007
Rubens Pozzi
Sou de CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL e tenho uma fazenda em Ribas do Rio Pardo. Quero plantar uns 2 mil pés de COCO. Gostaria de saber se é vantajoso o cultivos destas plantas na minha região? Também o local ideal para o plantio delas, já que na minha propriedade tem dois tipos de solos, sendo um arenoso e o outro com uma terra mais avermelhada? Qual seria a melhor aréa para a planta? Quais as pragas que atacam essa plantação? E qual a melhor época para o plantio?

Veja a resposta.
17.10.2007
Edimilson Miguel da Cruz
Moro em CARPINA, interior de PERNAMBUCO,tenho um pé de graviola no meu quintal.O mesmo está botando graviola duas vezes por ano,mas algumas ficam furadas,preta e caem devido um bicho preto conhecido como viuvinha.Gostaria de saber qual é o inseticida ideal para combater esta praga.

Veja a resposta.
13.10.2007
Jane Rabelo
Olá! Sou do RIO GRANDE DO NORTE e estou fazendo um levantamento das espécies vegetais da Mata Atlântica e encontrei para Amescla, o nome científico de "Trattinnickia burseraefolia" e para Cupiuba o nome "Goupia glabra". já neste artigo de Isabelle Meunier encontrei outros nomes (Protium hetaphyllum e Tapirira guianensis, respectivamente). Gostaria que vocês me ajudassem quanto a essa dúvida que ficou. Desde já, agradeço.

Veja a resposta.
27.09.2007
Luiz Carlos da Silva
Tenho 2 pés de COQUEIRO ANÃO em minha casa em UBATUBA, interior de SÃO PAULO, Ambos com 6 anos e já produzindo. Gostaria de saber com quantos anos eles vão parar de crescer? Já estão com 6 metros de altura, mais ou menos.

Veja a resposta. >>
20.09.2007
Micaelce Santana
Sou do CEARÁ e gostaria de explicações sobre o SORGO. O que é o emborrachamneto do sorgo? Como identifico esra fase? Qual o ponto ideal para colher a espiga do sorgo?Após a colheta da espiga eu posso colher a planta para passar na forrageira e oferecer ao gado? Haverá rebrota se assim proceder? Qual a fase ideal para colher a planta com a espiga,passar na forrageira e oferecer ao gado?

Veja a resposta.
19.09.2007
Leandro Silva
Tenho uma criação de AVESTRUZ, no interior da BAHIA e gostaria de saber: 1 - se eu estiver dando 1.200kg de ração por ave posso passar a dar 600gr de ração e 600gr de mandioca? 2 - a partir de quantos meses posso dar a mandioca na ração pra o avestruz? 3 - há algum problema em dar a mandioca na ração para a ave em postura ou isso interfere na qualidade dos ovos e na saúde dos filhotes?4-qual é o tempo necessário para ser retirada a toxina da mandioca?

Veja a resposta.
04.09.2007
Cecília Alice Ossak
Sou do norte do PARANÁ, próximo á MARINGÁ, moro numa pequena chácara onde temos de quase tudo um pouco,inclusive caprinos,e em algumas fêmeas os cascos crescem demais arrebitando para cima. Por quê? O que devo fazer?

Veja a resposta.
03.09.2007
Juliane Vedana Flor
Sou estudante de engenharia ambiental, no RIO GRANDE DO SUL e gostaria de saber se existe alguma técnica para recuperação do SOLO contaminado com HIPOCLORITO?

Veja a resposta.
29.08.2007
Ilma Maria Fernandes da Silva
Sou do estado de GOIÁS e queria saber quanto tempo leva para germinar a SEMENTE DE CAJU,pois plantei algumas e estão demorando para nascer.

Veja a resposta.
27.08.2007
Márcia Vieira
Tenho uma criação de TILÁPIAS em tangue rede, instalados em uma lagoa, no ESPÍRITO SANTO.Tive um problema, que veio a morrer + ou - 1200 peixes, segundo o tecnico foi por falta de oxigênio. Seria possivel se na lagoa entra e sai agua direto? Qual(is) medidas paleativas devo tomar? será que toda as vezes que a temperatura cair vou ter tal problema?

Veja a resposta.
07.08.2007
Rogéria Mendes
Tenho uma propriedade em MACAÉ, no RIO DE JANEIRO onde tem 22 coqueiros. Gostaria de saber como acabar com a praga que fura o coqueiro, tipo uma lagarta branca que entra no pé de coco e não nas folhas. Também tenho outras arvores frutíferas que estão com uma praga agarrada no caule e nas folhas tipo cinza de cigarro que fica agarrada em toda a arvore. Me ajudem por favor.

Veja a resposta.
22.06.2007
Maurício
Tenho uma chacara em MAIRINQUE,em São Paulo,com dois tanques com peixes e estou com o seguinte problema. As TILÁPIAS estão morrendo. Primeiro aparece uma mancha branca na calda e elas ficam meio abobadas subindo na margem, parecem que estão tentando respirar. Gostaria de saber se é alguma doença e como tratá-la?

Veja a resposta.
15.06.2007
Vânia Saraiva
Tenho um terreno em MORADA NOVA, na BAHIA e estou com um problema numa plantação de mamoeiro.Fiz um plantio através de mudas colhidas por mim, desse mamaõs comprados em supermecado.Plantei em recipiente de saco proprios para mudas. Germinaram e transportei-as para o terreno. Resultado algumas se desenvolveram outra engregriaram as folhas e outras mucharam. O que foi que aconteceu?

Veja a resposta.
06.06.2007
Cacilda Lima da Silva
Sou de RECIFE,mas atualmente moro no GOIÁS.Gosto muito das matérias do Nordeste Rural.Eu tenho um pé de CAJU no meu quintal ele tem aproximadamente um ano e meio está com flores mas sua folhas estão ficando amareladas como ferrugem e caindo o que devo fazer? Também no sitio do meu sogro em SÃO LOURENÇO DA MATA-PE, o pé de FRUTA PÃO não segura os frutos o que devemos fazer? Espero um dia voltar para a minha terra querida!

Veja a resposta.
06.06.2007
Livia Araújo
Sou da região de DIVINÓPOLIS, em MINAS GERAIS e há 2 meses comprei um CAVALO. O ex dono me disse que ele estava com os CASCOS MOLE, pois ele estava na vargem que é muito úmido e tem muita água. Quando ando nele,percebo que em locais macio como areia, pasto ou terra fofa ele anda normal, mas quando ando em cascalhos,ele manca e tropeça muito.O que devo fazer para solucionar o problema?

Veja a resposta.
03.06.2007
Reginaldo Pereira
Sou do Rio Grande do Norte e gostaria de saber a origem, bem como as especificações técnicas da variedade de cana de açucar SP 716949.

Veja a resposta.
17.05.2007
Lorencita Araujo Ribas Laidane
Gostaria de obter informações sobre as temperaturas criticas superior e inferior e também a temperatura ótima de um BUBALINO jovem e de um adulto, também como podemos melhor o ambiente para estes animais ficarem com a temperatura o mais próximo da ideal. Sou do estado do PARANÁ.

Veja a resposta.
10.05.2007
Ivair
Chegou em minha casa, no MATO GROSSO DO SUL,umas sementes e um texto dizendo que é muito nutritivo e resistente à sêca.Acabei palntando e deu resultado, a árvore cresceu e deu frutos, mas, não sei o que é, se pode comer, ou para que serve. Tenho essas dúvidas e queria matar a curiosidade.Peço a gentileza de que se possível identificar esta espécie e se tem alguma finalidade na culinária.

Veja a resposta. Agradeço pela
18.04.2007
Jesus Paulo Rita (Pauliho)
Sou diretor de Agricultura e Abastecimento do Município de SUZANO, SP. Me interesso sobre criação de PEIXES. Em Suzano, iniciamos um trabalho com os donos de 17 pesqueiro, pesque paque e estamos enfrentando grandes dificuldades sobre a legalização da atividade.Além do custo que é alto há outro problema que a atividade pesqueira dos pesque pague oficialmente.Gostaria de saber como vocês tem enfrentado estes desafios?

Veja a resposta
21.03.2007
Anderson Serpa
Sou do RIO DE JANEIRO. Na minha casa tinha um pé de manga que morreu. Ela foi secando, com uma praga que fica na terra perto da raiz, um bichinho que parece um cupim, meio esbranquiçado e agora verifiquei que esta mesma praga esta no meu pé de acerola, a fruta não esta crescendo, estou com medo e queria saber como combater esta praga, quero acabar com ela de uma vez, e será que ela pode passar para meu pé de caqui e meu pé de louro ? Peço ajuda de vocês.

Veja a resposta.
21.03.2007
Maria Eleilda
Tenho um cunhado que mora em SAIRÁ-PE, Sítio Boa Vista, e tem um plantio de GOIABA. Pude constatar que deu uma praga no fruto. Um bichinho que eles conhecem como pulgão, ele ataca o fruto e o mesmo não cresce, fica com uma marca preta, ele já tentou vários inseticidas, mas não consegue combater essa praga, o caule e a folha não sofrem nenhuma ateração. todo fruto destruindo anos de trabalho.A situação é deseperadora pois ele vive deste pomar. Pode ajudar?

Veja a resposta.
07.02.2007
Márcio Machado
Sou zootecnista, gostaria de saber por que o milho hidropónioco causa timpanismo nos animais, quando fornecido como única forma de volumoso. E se temos condições de eliminar este problema do milho? Cabras e carneiros podem ser alimentados com este milho hidropõnico? Aguardo ancioso.

Veja a resposta.
24.01.2007
Edmilson F. Silva
Moro em SÃO PAULO, Capital, tenho um pé de COQUEIRO no quintal,ocorre que nele tem muitas largatas que comem as folhas,percebi que durante o dia elas ficam dormindo num casulo que elas fazem com as folhagens. O que fazer para acabar com elas? Obs: tenho urgência caso contrario não vai sobrar coqueiro em pouco tempo.

Veja a resposta. >
12.01.2007
João Batista de Carvalho
Sou um pequeno criador de SUÍNOS em minha cidade CAXIAS, no MARANHÃO,estou com um problema, por favor me ajudem! uma de minhas matrizes perdeu a cria. Dois dias depois caiu dos quartos,não come não bebe, e não levanta mais. que doença pode ser essa? que devo fazer? por favor me ajudem!!!

Veja a resposta. >
08.01.2007
Fernando Albuquerque
Caros amigos do Nordeste Rural!Gostaria de obter informações sobre a criação de COELHOS, tal como a área mínima para a criação, se as gaiolas poderão ser substituídas por (vários e “pequenos”) cercados no campo que permitiriam eles se alimentarem de capim, bem como se é possível substituir a ração industrial por um concentrado de outros nutrientes (sementes, cereais e outros)? Grato.

Veja a resposta.
05.01.2007
Sergio Janesch
Sou de SANTA CATARINA e Gostaria de saber como é feita a classificação do camarao para exportação.

Veja a resposta.
03.01.2007
Lara
Sou de Arraias,no estado do Tocantins.Tenho um pé de pitomba e todos os anos no mês de agosto ela está bastante florida, entretanto, em setembro todas as flores caem e não dá frutos, que fazer?

Veja a resposta.
30.11.2006
Esaldo do Rego Barreto
Para plantar CAJUEIRO, qual deve ser a distancia entre plantas e linhas? Será que vocês podem informar ?

Veja a resposta.
28.11.2006
Joedilson Freitas
Sou da cidade de FEIRA DE SANTANA na BAHIA e gostaria de saber porque as GALINHAS CHOCAM? É possível tirar minha dúvida?

Veja a resposta.
22.11.2006
Julliano Pimentel
Estou iniciando uma criaçao de AVESTRUZ com aproximadamente 45 filhotes de uns tres meses. Gostaria de umas dicas sobre a infra-estrutura , de como tratar esses animais. Queria saber se inicialmente a melhor maneira de manejo seria em forma de savana mesmo ou de outra forma.. tambem queria saber sobre como seria os comedouros...para que podesse minimizar a competicao por comida entre os animais. E quanto a alimentaçao gostaria de algumas dicas?

Veja a resposta.
21.11.2006
Luiz Alberto
Sou do estado do RIO DE JANEIRO e gostaria de saber, como posso me organizar para saber o tempo certo de separar as CODORNAS, que ja estão na idade de ser retirada, pois não produzem mais, e os machos que também já estão velhos, qual seria uma forma de manter esta organização, pois quando se tem uma grande quantidade de codornas não é fácil você controlar todas estas aves, ficaria grato se pudessem me ajudar.

Veja a resposta.
28.10.2006
Celeste
Morro em BERTIOGA, SÃO PAULO, onde tenho uma pitangueira que produz muito. Acontece que cada PITANGA tem uma lagarta dentro, o que fazer? Tambem tenho problema de manchas marrons nas folhas das IXORAS, ficam como queimadas? O que fazer?

Veja a resposta. >>
27.10.2006
Joao A. Santos
Olá!Vivo em PORTUGAL, região de SINTRA com microclima. Tenho umas SEMENTES de CAJU que gostaría de plantar. Como devo proceder para a plantação destas sementes? A casca é muito dura e não sei como fazer para que germinem?

Veja a resposta.
26.10.2006
Francisco Ivam Pereira
Sou de FORTALEZA e tenho uma grande GRAVIOLEIRA no quintal. Sempre deu muita flor, mas poucas frutas vingavam. Estas, depois de grandes, ficavam pretas e moles (não secas como a ata). Havia uma praga esbranquiçada que vira besouro preto alado quando adulto. Fiz uma poda e usei o produto Synoff". A praga acabou, mas hoje não vinga mais nenhum fruto. O que fazer?

Veja a resposta.
23.10.2006
Leandro
Moro em SAPEAÇU, na BAHIA, tenho uma criação de avestruz e gostaria de saber dos amigos o seguinte: 1) Como posso introduzir a mandioca e o capim-elefante na alimentação do avestruz? Qual a quantidade da mandioca e do capim devo colocar e quantas vezes por dia? 2) Qual a forma mais viável de vender a pluma da ave? 3) Com quantos meses o filhote esta imune de doenças, com 1 ou 4 meses? 4)Qual o preço atual de um filhote com 4 meses de idade e com 1 ano pronto para o abate?
Veja a resposta
19.10.2006
Olmedo Caceres Delgado
Sou da cidade do PANAMÁ na AMÉRCIA CENTRAL. Tenho uma hectarea de terra y gostaria de plantar CAJU pero nao sei a distancia que deben ser plantadas as arvores. Favor aclarar esta duvida par mim? Saludos desde Panama!

Veja a resposta.
11.10.2006
Francisco Eduardo C de Freitas
Eu crio vacas de leite em SANHARÓ, PE, e estou com um problema com várias vacas, pois o leite delas não passa no teste com o ALIZAROL, mas não é problema de acides pois eu fervo o leite e não coalha. Este problema ocorre principalmente nas vacas que estão com bezerros grandes, perto de apartar?

Veja a resposta.
10.10.2006
Alcyr Britto
Solicito informações sobre a possibilidade,riscos e como replantar dois lindos coqueiros anões que tenho no meu quintal em SÃO JOÃO DO MIRITI, no RIO DE JANEIRO. Vou me mudar para municipio próximo (Nilópolis) e tentarei de tudo para levar dois lindos coqueiros do meu quintal.Gostaria de saber se há algum risco para o mudá-los para a nova casa?

Veja a resposta.
09.10.2006
Flávia
Eu estou em POÇOS DE CALDAS, em MINAS GERAIS, e gostaria de saber sobre o plantio de eucalipto, e como vejo falar que pra plantar eucalipto, a terra nao precisa ser tao boa, gostaria de saber ,qual regiao tem terras mais baratas, e que dê pra cultivar o eucalipto?

Veja a resposta.
30.09.2006
Edson Geraldo
Sou de OURO BRANCO, MINAS GERAIS. Tenho uma curiosidade que apesar de um pouco fora do propósito do tema, gostaria de saber se vocês podem me responder. Existe uma estimativa de quantas árvores de eucalipto são utilizadas para produzir uma folha de papel A4?

Veja a resposta.
26.09.2006
Cida AlvesTimotéo
Na casa da minha mãe, aqui em MINAS GERAIS,tem um pé de MARACUJÁ, mas ele não dá fruto e nem flores. Gostaria de saber como proceder para que o mesmo dê maracujás?

Veja a resposta.
21.09.2006
José Geraldo Gomes
Sou da PARAÍBA e gostaria de saber como possa utilizar uréia, na alimentação de ovelhas, se é a mesma utilizada para bovino, e sua porporção?

Veja a resposta.
20.09.2006
Ronaldo T. Lima
Quanto tempo leva o IPÊ para florescer a partir do plantio?

Veja a resposta.
18.09.2006
João Paulo Carli Recipute
Tenho uma pequena propriedade em MIRAÍ, interior de MINAS GERAIS, gostaria de se possível, obter informações de como diferenciar o macho da fêmea na criação de tilápias? E ainda, de como fabricar a ração, para a engorda desses peixes?

Veja a resposta.
15.09.2006
Jose Ermeson Ribeiro Leite
Gostaria de saber como adubar CAJUEIRO. Plantei 200 pés,em ITALPIUNA, no CEARÁ. O solo daqui e um pouco fraco, solo de arisco. Eu plantei em abril desse ano. Podem me ajudar?

Veja a resposta.
05.09.2006
Luciano
Moro no RIO DE JANEIRO e tenho no meu quintal, uma GOIABEIRA que HÁ muitos não dá um fruto como antes. Atualmente o fruto já nasce preto e cae logo do pé. O que posso fazer para que ela venha a ter bons frutos e ficar bonita como antes?

Veja a resposta.
23.08.2006
Wilson Ricardo Hayashi
Sou da cidade de CAPIVARI, região de PIRACICABA-SP e tenho alguns pés de MARACUJÁ, que estão se desenvolvendo bem, pois estão bem verdes, visçosos. Ocorre que sequer produzem flores e muito menos frutos. Gostaria de saber se há algo que possa ser feito?

Veja a resposta.
21.08.2006
Luiz Fernando Santos Souza
Moro na cidade de ITABERABA, na BAHIA. Aqui a temperatura gira em torno de 25° a 37°. Gostaria de ter informações a respeito da cultura do alho irrigado aqui na minha região. Qual a variedade mais indicada, como plantar e como obter uma melhor produtividade sem muitos gastos.

Veja a respostas.
14.08.2006
Ricardo Rocha Ferreira
Sou de SÃO PEDRO DA ALDEIA, no Rio de Janeiro, tenho um pé de GRAVIOLA no meu quintal, que aparentemente está com problemas, mesmo assim, dá frutos saborosos. Queria saber como ajudá-lo, pois apresenta muitos galhos secos, algumas partes do tronco e raiz desmanchando em uma substância granulada seca. O que fazer?

Veja a resposta.
10.08.2006
Célio José
Peço por gentileza uma explicação para o que esta acontecendo com um pé de CAJU que tenho na chácara, na cidade de PRESIDENTE PRUDENTE, interior de São Paulo.Quando produz o castanha do caju, ele cresce alguns centímetros e depois fica preto e cai, esta planta já tem mais ou menos 4 anos de idade, o terreno é areioso, já foi adubado com esterco de animal, quimico e também já foi passado cobre e fertilizante folial, mas mesmo assim,não produz.

Veja a resposta.
02.08.2006
Cristiano Gaspar Vieira da Silva
Olá! Sou de BELO HORIZONTE e gostaria de ajuda para resolver um problema com os CASCOS do meu cavalo. Meu cavalo apresenta rachaduras nos cascos. Já fiz varios casquiamento e não consigo resolver o problema. O que fazer?

Veja a resposta.
27.07.2006
Joao Jacques Rovere de Andrade
Sou da região de BRASÍLIA e trouxe um coqueiro do Hawaii e foi o maior trabalho pra traze-lo pois lá eles não deixam nada sair do país. Mas ele está morrendo. Encaminho fotos da planta. Podem me ajudar?

Veja a resposta.
20.07.2006
Josuel Nunes de Freitas
Minha dúvida é sobre UVAS. Gostaria de perguntar como devo proceder em uma poda de uma PARREIRA e em que Época devo realizá-la?

Veja a resposta.
19.07.2006
Luciana Valentim
Tenho uma goiabeira no quintal, na cidade de CAMPINA, em SÃO PAULO, mas os frutos nem chegam a crescer e ficam duros e pretos. Outros crescem mas ficam com umas manchas alaranjadas ( ferrugem ) nos frutos e nas folhas. o que devo fazer? existe algum remedio caseiro?

Veja a resposta.
05.07.2006
João Jacques Rovere de Andrade
Moro na região do entorno de BRASÍLIA e tenho uma PALMEIRA pequena ainda plantada em um grande vaso. As folhas dela logo começam a ficar com uma ferrugem e vão se rasgando. O que posso fazer?

Veja a resposta.
03.07.2006
Eliseu de Barros Freitas
Queria saber como começo uma plantação de coco? Que tipo de terreno é o adequado? Espécie de coqueiro é o melhor para a regiao do CENTRO-OESTE? Tipo de irrigação e a melhor forma de plantio?

Veja a resposta.
30.06.2006
Joao Jacques Rovere de Andrade
Caros amigos do Nordeste Rural sou de BRASÍLIA,tenho um COQUEIRO há anos que nunca dá coco. Outro dia vi um monte de marimbondo comendo os coquinhos recém nascidos. Coloquei veneno para insetos mas eles volta e meia voltam. O que posso fazer?

Veja a resposta.
28.06.2006
Sidclei Gondim
Sou de ITAPIÚNA, CEARÁ e tenho interesse de conhecer árvores de pequeno e médio porte, especialmente típicas do NE e que possam ser plantadas em calçadas urbanas para fazer sombra. Como faço para obter informações e sementes ou mudas dessas árvores?

Veja a resposta.
14.06.2006
Kleber Fiori
Gostaria de ter informações sobre o SORGO e o ÁCIDO CIANÍDRICO que ele contém. A partir de que altura pode soltar os animais no plantio, mesmo com vários cultivares e a partir de quantos rebrotes o ácido permanece no cultivar? Gostaria de ter essa informação e se tem algum trabalho publicado,(etiologia, diagnóstico, sinais clínicos e tratamento). Sou estudante de medicina veterinária e estou me aprofundando nesse assunto.

Veja a resposta.
02.06.2006
Maristela Fátima Reginatto
Olá! sou de CUIABÁ, MATO GROSSO, tem um amigo que possui um sítio e quer muito saber como poderá produzir muda da bananeira, obtendo um processo mais simples e barato.

Veja a resposta.
30.05.2006
Valdecir Pacheco
Sou de FLORIANÓPOLIS e tenho um pedaço de terra. Gostaria de plantar ALHO mas não sei qual a distancia de plantio e onde encontrar mudas. Pode me ajudar?

Veja a resposta.
26.05.2006
Gean Claude Alves de Holanda
Minha cidade VÁRZEA ALEGRE, é conhecida como sendo o maior produtor de ARROZ DE SEQUEIRO do CEARÁ. No entanto, não sei este significado " Sequeiro ".Ficarei grato se alguém me tirar esta dúvida.

Veja a resposta.
12.05.2006
Wlauber Barbosa
Tenho uma pequena propriedade em BATURITÉ, no CEARÁ e gostaria de saber qual o agrotóxico mais adequado para o combate da MOSCA BRANCA em CAJUEIRO comum, ou de preferência inseticida natural, pois, não gostaria de agredir o meio ambiente ou contaminar o meu solo?

Veja a resposta.
10.05.2006
Lázaro
Sou de SANTA LUZIA, em MINAS GERAIS. Tenho no meu terreno,um pé de GOIABA pêra produzindo. Ocorre que sempre os frutos crescem bichados o que devo fazer para evitar?

Veja a resposta.
03.05.2006
Rafael Frota
Minha duvida é sobre o que preciso saber para montar um aquário plantado e quero sabe quanto vou gastar de energia para mantê-lo? Que tipo de luz e que quantidade uso? Quanto vou gastar já que meu aquário tem 97 de comprimento 40 de altura e 32 de largura. Eu tenho que deixa as luzes ligadas por quantas horas diárias?

Veja a resposta.
27.04.2006
Hulfshoff Damasceno Gama
Sou de ALAGOAS e gostaria de saber se posso criar a TILÁPIA em gaiolas e o CAMARÃO de água doce soltos no açude; ou se tem algum problema neste consorcio?

Veja a resposta.
24.04.2006
Terezinha Auad
Temos há alguns anos, três pés de CAMU-CAMU, não sei se é este o nome. A fruta é semelhante a jabuticaba . Porém os frutos são terrivelmente azedos mesmo depois de maduros. Existe mesmo essa fruta? O azedo é uma característica dela? Para que serve? É rica em quê?

Veja a resposta.
18.04.2006
Maria de Fátima Marchezan Menezes
Sou Bióloga, em BRASILIA, e estou preparando minha tese de Mestrado em Agronegócio na UnB.Minhas perguntas são sobre o AVESTRUZ:1)Quais são as que o pequeno produtor rural tem ao iniciar a criação de avestruz? 2)O que os leva a abandonar o negócio? 3)Como os pequenos criadores costumam se organizar para superar as dificuldades nas diferentes etapas da criação? 4)Que temas, dariam para se fazer um estudo que pudesse ajudar ou orientar os pequenos produtores rurais? Veja a resposta.
11.04.2006
Esaldo R. Barreto
Temos um pequeno sítio em BEZERROS, interior de PERNAMBUCO. Gostaríamos de iniciar uma produção de humos. O que fazer?

Veja a resposta.
08.04.2006
Ezio Figueira
Sou de JUNDIAÍ, interior de SÃO PAULO. Tenho em meu terreno 3 pés de limão (sendo Taiti, Cravo e Rosa (vinagre). Gostaria de saber como devo fazer as podas e em que época do ano.

Veja a resposta.
06.04.2006
Lourinaldo de Souza Dutra
Eu sou de AFOGADOS DA INGAZEIRA, interior de PERNAMBUCO, e vi numa revista que se pode criar TAMBAQUI só com milho. Isso é verdade? Quantos posso botar por metro quadrado?

Veja a resposta.
01.04.2006
Socorro Holanda
Desejo uma explicação sobre umas manchas de ferrugem das minhas plantas: um jambeiro tem as manchas de ferrugem; as plantas do meu jardim também; uma mangueira tambem? O que pode estar acontecendo?

Veja a resposta.
31.03.2006
Sueli Euzébio Alves
Sou de SÃO PAULO e gostaria de saber o que acontece com meu pé de maracujá. Tem algum bicho que come todas as folhas e o caule vai secando e não vejo vestigio nas folhas. Notei neste final de semana um bicho e dei o nome de largata pois era igual com cor cinza e pequeno. Como devo proceder para não dar bichos na planta e dar bons frutos? Existe época de poda. Aguardo uma orientação.

Veja a resposta.
25.03.2006
Giorlando Mendes
Amigos do Nordeste Rural,tenho uma propriedade na região semí-árida da BAHIA. Gostaria de saber um tipo de SORGO que se adapte a esse clima, seja precoce e produza muita massa verde? Para fazer silagem para gado.

Veja a resposta.
23.03.2006
Augusto de Souza Pinto
Iniciaremos em breve o jardinamento do local do Santuário da Mãe Rainha em minha cidade.Acontece que trata-se de local onde a terra é de pouca expessura vindo a seguir uma crosta de pedra ou piçarra.Precisamos plantar árvores pois o local é muito frequentado por romeiros. Que tipo de árvore que fará sombra poderemos plantar? Qual a altura ideal, expessura tronco e como pode ser feito o plantio?

Veja a resposta.
22.03.2006
Ciro Gustavo da Silva Dumont Vieira
Tenho um terreno aqui no PIAUÍ e quero fazer em minha propriedade o cultivo da cultura do CAJU mas não sei como devo proceder para deixar o solo na melhor forma possível para o plantio. Meu terreno é um pouco ondulado. Gostaria que me explicasem como devo fazer neste caso? <>bv> Veja a resposta.
21.03.2006
Rafael Frota
Sou de FORTALEZA, no CEARÁ. Tenho um aquário com 125 litros onde crio 1 itui cavalo, uns 5 acara bandeira e um 1 molinesia. Gostaria de saber quais espécies de peixes posso colocar nesse aquário para deixá-lo bonito mas que os peixes não briguem. Quais outros peixes posso colocar e quantos peixes cabem no meu aquário?

Veja a resposta.
20.03.2006
Dirk Casagrande
Sou um pequeno produtor de tomates, da localidade de MARACAJÁ, sul de SANTA CATARINA. Tenho uma plantação de tomates e gostaria de saber porque a planta começou a dar tomates e depois de um certo tempo começou a secar o pé. Não tenho explicações para este tipo de problema, algumas pessoas falam que é intoxicação da terra e outras dizem que é em virtude da seca da nossa região, então lhe peço a colaboração de sua opinião.

Veja a resposta.
14.03.2006
Aldemir Nunes
Estou no CEARÁ e gostaria de saber tudo sobre o plantio e cultivo do ALHO.

Veja a resposta.
07.03.2006
Camal Faquir
Sou MOÇAMBICANO e pequeno criador de gado bovino, caprino e bufalos da água,na região de MAPUTO, aqui na ÁFRICA. Estou com problemas com estes últimos. O macho de quando em vez fica bravo e ataca os pastores assim como derruba o cural e as árvores. Onde adqueri os animais não têm este problema. Poderá ser problema de carraças que afectam o sistema nervoso dos animais? Tenho dado banhos com frequencia, mas houve um tempo que os animais tiveram muita carraça?

Veja a resposta.
06.03.2006
Ricardo Araújo
Tenho uma propriedade em PRETO VELHO, no RIO GRANDE DO NORTE e quero iniciar uma criação de Tilapia em tanques-rede. Minha duvida: Construí um açude com aproximadamente dois mil metros quadrado de lamina d'água, com media de profundidade de 1,50. O mesmo é abastecido por 2 olhos d'água, contendo um sangradouro que tem a vazão de 360 litros por minuto. Até quantos tanques-rede posso utilizar neste açude sem degradar o meio ambiente?

Veja a resposta.
06.03.2006
Auro da Rocha Bomfim
Sou de BRASÍLIA/DF e adquiri um COQUEIRO ANÃO com cachos e em produção, o qual plantei em meu quintal. Após alguns dias os cocos cairam, o que é natural. Depois de 15 meses o coqueiro apresentou 04 cachos, mas não vingou nenhuma fruta, todas as flores caíram. Agora tem um novo cacho e as flores começaram a cair novamente. Minha dúvida é a seguinte: Isso é natural? A planta está bem adubada, salinizada e regada todos os dias como 200 litros de água.

Veja a resposta.
10.02.2006
Eliene Fauaze
Sou do município de ITAMARAJU, na BAHIA. Gostaria de saber informações sobre o cultivo de PITU de água doce em gaiolas flutuantes? Como iniciar uma criação de pitu em gaiolas flutuantes em represa? Quais os requisitos para iniciação do projeto?

Veja a resposta.
30.01.2006
Ricardo Medicis
Será que o especialista poderia me dizer quais são as principais etiologias p/ a cólica intestinal em equinos?

Veja a resposta.
28.01.2006
Antonio Carlos Rocha
Comprei uma casa em BAURU, inteior de SÃO PAULO,onde jã tem plantado alguns pés de CÔCO ANÃO. Por enquanto só um dos pés está produzindo. Me disseram que é preciso colocar SAL. Pergunto: Por que o sal é importante ? Quando e quanto devo colocar o sal ? Devo espalhar o sal ao redor do coqueiro e regar em seguida ?
27.01.2006
Clodoaldo Leandro Esquetine
Sou de VOTORANTIM interior de SÃO PAULO, estou começando a criar codornas, gostaria de saber como posso fazer a ração caseira de codornas para postura, li em uma reportagem, que ela se alimenta basicamente de farinha de milho e trigo, qual a proporção? E essa ração não vai comprometer a postura?
23.01.2006
Lourinaldo deSouza Dutra
Olá pessoal do Nordeste Rural, sou de AFOGADOS DA INGAZEIRA, interior de PERNAMBUCO, e gostaria de fazer uma pergunta porque estou prestes a construir uns POÇOS para cria e engorda de TILÁPIAS, gostaria de saber do especialista a profundidade, extensão e a quantidade de peixes por metro guadrado?

Veja a resposta.
21.01.2006
André Blumer
Meu nome é André Blumer, sou de Amparo, interior de São Paulo, e eu gostaria de saber se vocês saberiam me dizer quantas árvores de eucalipto daria para eu plantar em 3 alqueires de terra? Também gostaria de saber quantos metros cúbicos de madeira um eucalipto de 6 anos pode dar?

Veja a resposta.
20.01.2006
Francisco Rogério Pires de Freitas
Sou do Ceará e gostaria de receber orientações de como realizar enxerto em cajueiro anão, pois tenho 450 mudas para enxerto e não tenho a técnica de como fazer?

Veja a resposta.
27.12.2005
Ivan Blumer
Eu sou de AMPARO, interior de SÃO PAULO. Gostaria de saber como iniciar uma plantação de LIMÃO-TAITI? Se ele for irrigado e eu derrubar sua florada e adubar , o limao dará fora de epoca???? Quanto tempo desde de seu plantiu demora para o limão começar a dar ??? Quais os principais cuidados devo tomar ???

Veja a resposta.
20.12.2005
Vlademir Ribeiro
Sou do município de SÃO BERNARDO DO CAMPO, SÃO PAULO. Tenho uns treze pés de coqueiro, que segundo o antigo dono da terra, são coqueiros anão, creio que os mesmos já estão plantados a quase cinco anos. Comprei a propriedade a dois anos, e até agora nem sinal de frutos. Qual o prazo para frutificar? Existe algo que se faça para que isto ocorra ou acelere? Estaria faltando algo para tratá-los para que melhore e chegue frutificação? È necessário aplicação de sal?

Veja a resposta.
19.12.2005
Douglas Ramanzini
Sou morador de EXTREMA-MG, em um sitio a 1200 mt de altitude, crio peixe e por necessidade fui obrigado a transferir e misturar 3.000 trutas (de 250 a 350 grs., cada) que estavam sendo criadas em 8 tanques, com tilápias e carpas que eu mantenho em um lago de 50 mt X 50 mt X 1,50 mt. Pergunto-lhes: 1. As 3 espécies podem coexistir? 2. A truta, sendo carnívora, comerá os alevinos? 3.Haverá prejuízo para a alimentação das outras 2 especies?

Veja a resposta.
07.12.2005
Marcos
Moro no DISTRITO FEDERAL e gostaria de saber, qual a temperatura ideal para se CHOCAR OVOS DE CODORNAS em chocadeiras elétricas, e quanto tempo leva para chocar?

Veja a Resposta.
23.11.2005
Antonio Matos Fraga
Eu sou de ARACAJU - Sergipe, gostaria de saber quanto de água eu preciso para IRRIGAR UMA CAMPINEIRA de 1 tarrefa de capim elefante?

Veja a resposta.
17.11.2005
Zilda Bachini
Gostaria de adquirir 1 FOGÃO SOLAR para uma comunidade carente no interior do RIO DE JANEIRO,por favor me dizer como posso proceder para receber o produto,como pagar,se pode ser enviado por sedex a cobrar?

Veja a resposta.
12.11.2005
Robson Catunda
Sou de FORTALEZA, no CEARÁ.Tenho uma porca que pariu pela primeira vez, foram dez filhotes, mas rejeitou todos eles até tentou mata-los. Acontece que não tem jeito de fazer com que os filhotes mamem na mãe e ela está cheia de leite. Gostaria de saber se todo esse leite vai sumir naturalmente ou precisa fazer algum tratamento? Esse leite acumulado não causa algum problema nela?

Veja a resposta.
09.11.2005
Jose Ricardo M de Mattos
Sou de SÃO PAULO, em uma viagem a Natal pude notar uma arvore tipica e curiosa, suas folhagens se davam de forma uniforme porem com duas cores diferentes ( uma folha VERDE e outra AMARELA ), perguntei a um guia como era chamada tal arvore e ele respondeu * BRASILEIRINHA* acredito ser um apelido dada as caracteristicas de suas folhas. Gostaria de saber o nome cientifico de tal arvore e onde posso obter mudas?

Veja a resposta.
24.10.2005
Alci Leandro
Sou de IRAMAIA, na BAHIA. Estou necessitando oferecer ao gado uma fonte de ração. Como proceder para obter o FARELO ENRIQUECIDO DA PALMA? E qual a quantidade que devemos servir ao dia para cada animal? Obs: gado de corte.

Veja a resposta.
21.10.2005
Francisco de Assis Jerônimo
Sou de FORTALEZA, no CEARÁ, tenho um pé de GOIABA no quintal da minha casa. Queria saber qual o tipo de papel dos saquinhos para proteger os frutos da goiabeira contra pragas.
Veja a resposta.
10.10.2005
Andrea Souto Gurgel
Sou de PATOS, na PARAÍBA, Fazenda Trapia.Gostaria de saber o que é preciso para plantar CAJARANAS, pois ganhei uns troncos e gostaria de plantar corretamente.

Veja a resposta.
04.10.2005
Percy Wolff
Moro em BRASÍLIA, Distrito Federal e gostaria de saber se é possível fazer uma criação consorciada de CAMARÃO de agua doce, OSTRA, PEIXE (quais seriam as melhores raças?),patos e gansos? seria feito o policultivo em minha propriedade, num tanque de 200m2 e profundidade de 1,5m?

Veja a resposta.
23.09.2005
José Claudinor de Lima
Eu sou presidente da Cooperativa Agropecuária de PALHANO, no CEARÁ - COOPAP - , nosso principal produto é castanha de caju, mas temos um desperdício muito grande do pendúnculo ( CAJU ) queriamos opcões para aproveita-lo acho que caju DESIDRATADO pode ser uma opção somos todos agricultores familiares do semi-árido nordestino.

Veja a resposta.
12.09.2005
Ari Bandeira
Olá, eu sou professor e poeta, da cidade de Barreira - Ceará. Minha curiosidade é que tenho um casal de coelhos que deu cria e os coelhinhos nasceram sem orelhas. A agora eu pergunto: Esse fato é comum? O que ocorreu geneticamente? Eles sobreviverão?

Veja a resposta.
31.08.2005
Fabio Soares
Queria tirar uma dúvida sobre o avestruz. É verdade que a ave precisa engolir algumas pedras, para facilitar a digestão?

Veja a resposta.
12.08.2005
Júlio César Herculano
Gostaria de receber ajuda sobre o plantio do abacaxi. Não sei como plantar, como tambem não sei qual é o tipo de adubo, nem a epoca de plantio e da colheta , gostaria da ajuda de vocês.

Veja a resposta.
03.08.2005
Rafael Frota
Tenho um aquario e vou colocar um cascudo gostaria de saber se nao tem nenhuma alimento caseiro que eu possa usar para alimentá-lo que nao altere a água pois ficar comprando comida de fundo sai caro e já me disseram que só com as algas ele vai acabar morrendo de fome. Meu aquário tem 125 litros e ele está coberto de lodo e eu queria dar um jeito nisso permanentemente.

Veja a Resposta.
29.06.2005
Fernando Capitulino
Tenho terras no município de CHÃ DE ALEGRIA, no interior de Pernambuco, e Gostaria de saber como plantar na região? Preciso de informação sobre o tipo do café que melhor se adapte ao município Chã de Alegria. Queria saber, também, se posso plantar em Lugar ladeiroso, e se é preciso ter sombreamento?

Veja a resposta.
25.06.2005
Bruno Ricardo Barros Pinho
Sou estudante de agronomia no estado do TOCANTINS, pretendo trabalhar com a MAMONA na produção de biodiesel,e queria informações sobre: espaçamento,adubação e alguns artigos sobre o assunto (nível nacional),afim de pesquisar a viabilidade dessa cultura no estado.

Veja a resposta.
20.06.2005
Rafael
Eu moro em FORTALEZA, gostaria de saber sobre a reprodução de PEIXES ACARA BANDEIRA. Como diferenciar a fêmea do macho? Se as diferentes variedades podem cruzar entre si? Se posso colocar o bandeira com outras espécies? Onde poderia comprar as variedades de Acara Bandeira para criação caseira? Só costumo encontrar o acara mármore e o ouro poderia me informa onde comprar as outras variedades?

Veja a resposta.
23.05.2005
Anderson
Estou no ESPÍRITO SANTO e procuro informações sobre um tipo de campineira que possui muita LIGNINA na sua estrutura, e onde consigo material para plantio?

Veja a resposta.
10.05.2005
Guttemberg Arraes
Desejo saber informações de uma planta originária da amazônia ocidental e que é conhecida aqui no Nordeste como Tomate de Índio é o CUBÍU MANÁ( solano sessiliflorum) da família das solanaceae. Veja a resposta.
06.05.2005
Wanderley
Sou de PACOTI, no CEARÁ. Minhas UVAS não estão segurando os frutos.Já fiz de tudo para que elas tenham uma safra normal, mas de nada adiantou. Por isso eu quero que voces me ajudem a solucionar este problema. Os pés de uva chegam a florar mas na hora que os frutos começam aparecer todos eles caem!

Veja a resposta.
03.05.2005
Daniel Medeiros Lima
Solicito informações sobre Planejamento e Implantação de um apiário?

Veja a resposta.
21.04.2005
Ubel Rodrigues de Freitas Junior
Pretendo começar a criar CODORNAS. Preciso de todas as informações. Resido em CAMAQUÃ, no Rio Grande do Sul, à 130 Km de Porto Alegre. Desde já agradeço.

Veja a resposta.
21.04.2005
Rafael Ribeiro
Gostaria de consultar o especialista do Nordeste Rural pois preciso começar uma criaçao de MINHOCAS. Para isso queria saber como criar e como começar uma criação de minhocas? Gostaria de receber toda orientação possível.

Veja a resposta.
09.04.2005
Breno Bezerra
Gostaria de saber informações sobre o Cultivo do CAMARÃO MARINHO em Gaiolas Flutuantes? Como iniciar uma criação de camarão em gaiolas flutuantes? Quais os requisitos para iniciação do projeto? E como é feito o processo para licença de instalação?

Veja a resposta.
10.03.2005
Margareth Tessinari
Sou do município de CONCEIÇÃO DO CASTELO, no ESPÍRITO SANTO. Gostaria de saber como faço para adquirir uma amostra de amendoim forrageiro, para estar fazendo teste em lavouras do municipio.

Veja a resposta.
08.03.2005
Fábio Ribeiro Santiago
Uma das minhas frutas prediletas é a PITOMBA. Meus pais possuem um sítio em BEBERIBE, NO CEARÁ. Gostaria de obter informações sobre o plantio da pitombeira. Qual o melhor solo, que adubo utilizar, a quantidade de água necessária, etc. Já plantei algumas sementes e até comprei algumas mudas, mas os pés de pitomba não crescem.

Veja a resposta.
06.03.2005
Pirez
Quero saber o custo e quais as vantagens de ser um criador de CAMARÃO NO MARANHÃO.

Veja a resposta.
05.03.2005
Sérgio Laonth Leite
Tenho um pequeno sítio no Município de Ipojuca - Pernambuco, na zona rural do Porto de Suape, com várias fruteiras, onde nove JAQUEIRAS safrejam normalmente, mas uma delas, que é justamente a de maior porte apresenta problemas de sanidade nos frutos. Pode me ajudar?

Veja a resposta.
04.03.2005
Ricardo Coelho Teixeira
Sou de Vila Velha, no Espírito Santo,tenho em minha casa um pé de goiaba e outro de jaboticaba de uns 18 anos cada e esse ano deu ferrugem nas frutas o que eu posso fazer para acabar com essa ferrugem?

Veja a resposta.
02.03.2005
João Batista Paschoalino
Tenho um sitio onde plantei 60 pés de CÔCO ANÃO, de um tempo para cá os cocos quando atingem um tamanho de uns 15 a 20 cm, eles caem do pé, o que fazer para resolver isto, já que adubo sempre na época certa e a irrigação é constante e água de boa qualidade.

Veja a resposta.
28.02.2005
Rubens Flávio
Trabalho com processamento de acerola, no interior de Pernambuco, na produção de polpa e gostaria de saber como posso encontrar informações sobre o aproveitamento de casca e sementes como subprodutos?

Veja a resposta.
26.02.2005
Claudinei
Sou de Torrinha, interior do estado de São Paulo, gostaria de saber onde posso encontrar semente de CAJARANA para comprar.

Veja a resposta.
24.02.2005
Magali de Campos Parreira
Minha sogra tem uma casa em Caraguatatuba, em São Paulo,com 2 coqueiros que inclusive dá côcos em determinadas épocas do ano. Sendo que um vizinho que se diz entendido no assunto, disse que devido a altura deles logo vamos perder a casa, porque as raízes são profundas e dão impacto no solo com o passar dos anos. Isto procede, se for como faremos para manter os coqueiros sem danificar o solo?

Veja a resposta.
21.02.2005
Messias Ribeiro de Oliveira
Moro em Fortaleza, no quintal tenho um pé de cajú,flora o ano inteiro, mas só dá alguns cajús e até mesmo fora de época. O que fazer para melhorar a produção?

Veja a resposta.
31.01.2005
Esther Murta
Moro em Lagoa Santa, Minas Gerais, num terreno de 1000m2. Ganhei 5 mudas de Nim e gostaria de ajuda: - O Nim afasta os insetos se for somente plantado? - A que distância mínima devo plantar p/ que dê sombra em minha casa e não abale a estrutura de minha casa? - Preciso saber de mais alguma coisa a respeito do Nim?

Veja a resposta.
27.01.2005
Mario Sauer
Possuo uma pequena chácara em Aldeia (Camaragibe - PE.), aonde, entre outras coisas, crio algumas galinhas de capoeira. Todavia, tenho observado que elas, a despeito de se alimentarem, diariamente, com "verde" (capim), ração balanceada para postura, milho, além de sobras de frutas,"comem" as penas umas das outras e "bicam" os ovos, bebendo-os. O meu galinheiro é do tamanhbo de 10 x 5 mts, com uma parte coberta.

Veja a resposta.
19.01.2005
José Dieb Nogueira
Gostaria de saber como posso adquirir sementes de ypê p/ plantar em minha comunidade. Sou presidente da Associação dos Moradores do Parque Piratininga.

Veja a Resposta.
17.01.2005
Oscar A. Cunha
Gostaria se possível um esclarecimento: Como plantar uma arvore de JATOBÁ? Por favor, me explique nos detalhes, pois sou leigo no assunto.

Veja a resposta.
07.01.2005
Antonio Luiz Costa
Gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar informando porque o pé de GRAVIOLA que tenho em casa floresce e não sustenta o fruto. Ele nem se quer chega a se formar. Logo que as pétalas caem, com pouco tempo, a flor também cai. Isso tem solução?

Veja a resposta.
06.01.2005
Norma Farias
Eu gostaria que vocês fizessem uma pesquisa referente ao BOLO BARRA BRANCA, como é conhecido aqui em Recife. Este bolo tem origem em Bezerros, interior de PE? Como se originou e como é elaborado(receita)? Particularmente acho uma delícia.

Veja a resposta.
22.12.2004
Paulo Rogério Neuber Zanetta
Sou de João Pessoa, na Paraíba, e gostaria de saber se é possível dar CANA-DE-AÇUCAR e MILHO para o AVESTRUZ?

Veja a resposta.
18.12.2004
Carlos Andeson
Gostaria de saber o que eu faço nas minhas ROSEIRAS tem uma especie de lendia branca que parece um casulo mole.Começou na PAPOULA e foi se espalhando para as minhas roseiras, que estão com o caule coberto com uma especie de casca marron e ficam como se fossem varias casquinhas redondas. Como posso tratar meu jardim?
Veja a resposta.
14.12.2004
Carmita
Gostaria de saber como devo proceder para plantar sementes de SABIÁ para que consiga germinar. Não estou tendo êxito plantando normalmente. Existe algum processo?
VEJA A RESPOSTA.
10.12.2004
Lázaro Ricardo
Sou do interior de São Paulo, região de Campinas, e gostaria de obter informações sobre o uso de mandioca na alimentação suína?

Veja a resposta.
06.12.2004
Marisa Portasio
Gostaria de obter mais informações sobre BOLO DE ROLO e seu histórico.

Veja a resposta.
02.12.2004
Teomar
"Gostaria de saber sobre o cultivo de ALHO,pois não tenho colhido dentes graudos?"

Veja a Resposta
28.10.2004
Edelvan Sérgio de Andrade
Iniciei uma plantação de LIMÃO TAITI, no Sítio Bela Vista, em Bom Jardim, interior de Pernambuco, com 500 pés, gostaria de saber se existe algum processo de indução floral, poda, adubação foliar, que possa controlar sua produção e outros tratos culturais para uma boa formação do pomar?

Veja a resposta.
27.10.2004
José Edson
Sou de Alhandra, na Paraíba, e gostaria de orientação sobre a qualidade do INHAME. Para fazer uma boa utilização do solo , pois na mesma área temos rendimentos diferenciado com produção de raízes chamadas pelos compradores de "casca preta".

Veja a resposta.
21.10.2004
Haidê Nascimento
Gostaria de ter mais informações sobre CRAIÇÃO DE CODORNA. Principalmente sua aceitação no comercio interno e externo. Qual sua margem de lucro e se vale a pena hoje investir neste tipo de criação.

Veja a resposta.
18.10.2004
Antonio Carlos
Moro em Fortaleza, no Ceará e gostaria de saber como se planta as sementes do Pau D'arco (Ypê Roxo), ou seja, como seria o seu cultivo e plantio?

Veja a Resposta.
28.09.2004
Antonio Carlos
Estou tentando obter mudas de pimenta-de-macaco a partir das sementes mas não consigo. Já plantei diversas sementes por várias vezes mas nenhuma delas chegou a vingar. Como deve ser feito esse processo?

Veja a resposta.
22.09.2004
Sandra Maria
Eu queria saber como se cultiva a semente do jatobá e qual seu uso medicinal?

Veja a resposta.
31.08.2004
Kelson Moreira
Moro na fazenda Escondido, Tauá-Ceará. alguns tomates da minha plantação estão apodrecendo pelo fundo ainda verdes. Notei que isso acontece nos tomates que estão do meio para cima do tomateiro. O que devo fazer?

Veja a resposta.
25.08.2004
Regina Maria de Moraes
Gostaria de saber todas as informações possíveis para começar uma criação de búfalos.Área utilizada e investimento inicial?

Veja a resposta.
22.07.2004
Juscelino
Ele Quer saber que tipo de ração para suínos pode ser usada? E que tipo de mistura se pode fazer para baratear a ração?
Veja a resposta.
21.07.2004
Julio
Ele escreveu com a seguinte dúvida: A minha cunhada tem um avô de 70 anos de idade e o mesmo mora em um sitio de uma usina. Ele nasceu nesse sitio e gostaria de saber se ele tem direito a essas terras , se tem direito como fazer para tirar essas escrituras.
Veja a resposta.
07.06.2004
Lilia
Ela diz que comprou uma casa de condomínio fechado e a tres metros existe um pé de cajarana, que não foi retirada pela construtora. Gostaria de saber sobre sua raiz e se pode comprometer a estrutura do piso.
Veja a resposta
03.06.2004
Joao Serafim
A dúvida dele é sobre criação de codorna. João diz que tem um casal de codorna que já pôs 7 ovos. Ele gostaria de saber porque a fêmea não põe os ovos no mesmo lugar, e se ela consegue chocar os ovos? Outra coisa é porque elas chegaram a esconder os ovos na areia?
Veja a resposta
03.05.2004
Isa
Ela quer conhecer detalhes sobre o cultivo do maracujá.
Veja a resposta
13.04.2004
Romero Santiago
Pretendo fazer plantio de milho em canteiros com lona plástica, com única finalidade de conseguir massa verde para alimentação de ruminantes. A fim de melhor êxito, gostaria de saber como elaborar de forma simples e barata, algum aditivo nutricional na forma líquida, para fazer composição à matéria orgânica que sustentará as plantas do milho.

Veja a resposta
02.04.2004
André Ribeiro
Gostaria de saber qual a quantidade diária de volumoso que devemos fornecer para um boi de engorda? É preciso adicionar outros insumos e complementos vitamínicos para uma engorda saudável?

Veja a resposta >
25.03.2004
Francisco Giliard
Ele quer iniciar uma criação de codorna e diz que tem uma grande curiosidade em saber qual é a proporção de fêmeas para machos de codornas. Diz que quer saber como é que faz para ser um criador?

Veja a resposta
19.03.2004
Izaura Mesquita Mota
Ela manda fotos de um potro com três pernas que nasceu na Fazenda São Paulo, no município de Itapipoca, Ceará. E gostaria de saber qual é o tipo de anomolia

Veja a resposta e as fotos
10.03.2004
Juvenal Tenório da Silva
Ele quer informações sobre o plantio de feijão e milho irrigados por gotejamento.

Veja a resposta
26.02.2004
Lademir C Calado
Quer informações sobre a variedade de Tomate Redenção. Gostaria de saber se já existe semente disponível para plantio e qual o custo, como também, se este novo cultivar se adapta tanto a região do sertão quanto ao agreste.

Veja a resposta
16.02.2004
Gleice Barros
Gostaria de saber tudo sobre o avestruz: onde comprar, como cuidar, lucro etc...

Veja a resposta
26.01.2004
Emerson Sydney de Menezes
Gostaria de saber onde adquerir mudas de coqueiros anão e procedimento para plantio do mesmo (espaço entre mudas, etc)

Veja a resposta
22.01.2004
Irisvanda Vieira
Gostaria de saber como iniciar uma plantação de côco; se existe algum programa de incentivo, quais os melhores tipos de terrenos a serem utilizados, enfim, tudo que for necessário para uma plantação bem sucedida.

Veja a resposta do especialista
16.12.2003
Daewoo Infiniti
Ele gostaria de saber como iniciar uma criaçâo de pintos, o processo, do nascimento até o abate. Exemplos de raçôes, remédios,ambiente, inspeção dos ovos e todo conhecimento de uma chocadeira.

Veja a resposta
05.12.2003
Helena Cláudia
Gostaria muito de plantar Alho no quintal de casa. Só que não sei que tipo de terra , técnicas simples que melhor produza e desenvolva o alho. Gostaria da ajuda de vocês.

Veja a resposta
27.11.2003
Antonio Luiz Silva dos Santos
É técnico agrícola e estudante de agronomia e gostaria de ter mais informações sobre o cultivo e plantio de graviola, em Pernambuco.

Veja a resposta.
20.11.2003
Francisco Mariano
Ele gostaria de saber tudo sobre a criacao da tilapia em barragens.

Veja a resposta
18.11.2003
Cleudo Araújo
Ele deseja ter informações sobre criação de peixes no sistema mandala.

Veja a resposta
18.11.2003
Rosemilia Aníbal
Ela gostaria de saber o nome de uma planta que expele cheiro que repele muriçocas?

Veja a resposta
18.11.2003
Fransciso Sales
Ele pergunta da eficácia dos resultados da utilização de capas (pescoçeiras)na eliminação de gorduras, no pescoço do cavalo?

Veja a resposta
18.11.2003
Fransciso Sales
Ele tem um cavalo puro QM de 4,5 anos de idade, que está usando para vaquejada. Francisco gostaria de saber das repercussões oriundas da castração em relação ao pescoço e garupa do eqüino, bem como de sua eficácia em um animal do 4,5 anos de idade?

Veja a resposta
05.11.2003
Nelson Torres de Gravatá
Ele tem um pequeno pomar e diz que os pés de laranja começaram a apresentar uma fuligem escura nas folhas que foi se espalhando pelos outros pés na plantação. Ele quer saber se isso pode prejudicar a safra e que tipo de cuidado deve ter para melhorar a saúde do laranjal?

Veja a resposta
31.10.2003
Antonio Leão de Gravatá
Ele diz que as pinhas no sítio, este ano, apareceram com escurecimentos na casca e que depois a mancha escura crescia acabando por matar o fruto. Ele quer saber se isso é uma doença e se há algum cuidado com veneno para acabar com esse tipo de praga?

Veja a resposta
31.10.2003
Mariano Medeiros de Bom Conselho
Ele escreve dizendo que tem um cavalo de passeio, na propriedade. Ele relata que tem observado que o cavalo tem cascos muito sensíveis e que durante as cavalgadas chega a mancar ao pisar em terreno pedregoso. Isso é um defeito? Uma doença? E que pode ser feito para resolver esse caso?

Veja a resposta
31.10.2003
Evando Siqueira, pequeno produtor de Bezerros
Evando Siqueira é um pequeno produtor de Bezerros. Ele tem dez vacas e escreve porque há algum tempo identificou um problema numa delas. É uma vaca mestiça de gir e que é, como ele chama, “preguiçosa para emprenhar”. Evandro conta que a vaca passa quase um ano para entrar em cio, depois de parida e até com bezerro apartado. A pergunta dele é se há alguma coisa que possa agilizar o cio e reduzir os espaços da penhez?

Veja a resposta
 
-->



Fale Conosco
 
Expediente

Anuncie

© 2003 TV Globo LTDA. Todos os direitos reservados.