Aboios e Repentes
Aqüicultura
Aves
Cães
Causos Na Beira do Fogo
Cavalo e Cia
Ciência no Campo
Debate Rural
Dog Foto Blog
Dúvidas? O especialista ajuda
Empregos no Campo
Eno Sabor Rural
Exposições e Leilões
Feira Livre
Galeria de Fotos Rurais
Meio Ambiente
Notícias do Campo
Receitas do Campo
Suínos
Turismo Rural
img teste Agricultura
boi Bovinos e Bubalinos
img teste Casa de Fazenda
- Equinos
- Fruticultura
Carpinos 2 Ovinos e Caprinos
sábado, 23 de junho de 2007
Saiba quem é o maior produtor de feijão do mundo

O Brasil é o primeiro produtor mundial de feijão e a importância dessa produção deve-se a que o feijão, além de se constituir um dos alimentos básicos da população brasileira, é um dos principais produtos fornecedores de proteína na dieta alimentar dos estratos sociais, economicamente menos favorecidos.

 

O consumo atual de feijão no país é de cerca de 16 kg/hab/ano, existindo preferências de cor, tipo de grão e qualidade culinária em algumas regiões. Ultimamente, a demanda por produtos de melhor qualidade associada às mudanças de hábito alimentar tem mostrado uma tendência para o aumento do consumo de feijão industrializado.

 

Conheça a seguir algumas das variedades de feijão que foram desenvolvidos pela Embrapa Arroz e Feijão, com aptidões e qualidades de adaptação para as várias regiões do país:

 

BRS Horizonte - Cultivar de tipo comercial de grão carioca com ótima arquitetura, sendo indicada em 2004 para as safras das águas, seca e outono/inverno em GO e DF, e para as safras das águas e da seca em PR e SC.

 

BRS Supremo - Este lançamento vem atender a uma demanda por cultivares de tipo de grão preto com porte ereto, resistência às principais doenças e alto potencial produtivo.

 

BRS Campeiro - Primeira cultivar de feijão com tipo comercial de grão preto, obtida via mutação induzida por radiação gama, indicada em 2003 para as safras das águas e seca nos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

BRS Grafite - Este lançamento vem atender a uma demanda por cultivares de tipo preto para a região de cerrado e Rio de Janeiro com resistência à antracnose e alto potencial produtivo.

 

BRS Requinte - Cultivar de tipo comercial de grão carioca indicada em 2003 para as safras da seca e inverno na região do cerrado em GO, DF, MG, MT e MS. Tem como principal característica o retardamento do escurecimento do grão.

 

BRS Pontal - Cultivar de tipo comercial de grão carioca indicada em 2003 para as safras das águas, seca e inverno em GO, DF, MG, MT e MS, com boa resistência a doenças.

 

BRS Radiante - Lançada em 2001 para os estados de GO/DF, MG e MS. Apresenta grãos rajados, rajas de cor vinho em fundo bege claro, de tamanho grande com peso médio de 100 grãos de 43,5g e ciclo precoce.

 

BRS Valente - Cultivar do grupo preto e de boa arquitetura, foi indicada em 2001 para os Estados do ES, RJ, MG, GO/DF, MS, MT, SP, PR, SC e RS.

 

 

da redação do Nordeste Rural
Voltar Imprimir
LEIA MAIS:
20.05.2014 05h28>
Agricultores nordestinos conservam sementes crioulas

 
-->



Fale Conosco
 
Expediente

Anuncie

© 2003 TV Globo LTDA. Todos os direitos reservados.