Aboios e Repentes
Aqüicultura
Aves
Cães
Causos Na Beira do Fogo
Cavalo e Cia
Ciência no Campo
Debate Rural
Dog Foto Blog
Dúvidas? O especialista ajuda
Empregos no Campo
Exposições e Leilões
Feira Livre
Galeria de Fotos Rurais
Meio Ambiente
NE Vinhos
Notícias do Campo
Receitas do Campo
Suínos
Turismo Rural
img teste Agricultura
boi Bovinos e Bubalinos
img teste Casa de Fazenda
- Equinos
- Fruticultura
Carpinos 2 Ovinos e Caprinos
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Como iniciar uma criação de caprinos e ovinos

O produtor interessado na formação de um rebanho caprino e ovino deve, em primeiro lugar, definir, com muita clareza, o que pretende e as formas de criação. Assim é fundamental  definir os objetivos da criação, as metas pretendidas, e, principalmente, procurar informações e conhecimentos sobre a atividade e as espécies que serão usadas no projeto.

Esses pontos facilitarão a tomada de decisões mais adequadas à realidade da unidade de produção, é o que recomendam os pesquisadores da Embrapa Caprinos, bem como destacam que é importante lembrar que muitas informações podem ser obtidas com outros produtores que já se encontram atuando no agronegócio.

Sugere-se procurar também os produtores que não obtiveram êxito na atividade, a fim de serem levantadas as possíveis causas de insucesso. Aprendendo com os erros e acertos dos outros produtores, pode-se ficar mais preparado para enfrentar desafios no novo negócio.

Com tudo organizado e a propriedade pronta para o início da atividade,é importante ainda, que o produtor tenha consciência que apenas saber criar caprinos e ovinos de corte não será suficiente para ganhar dinheiro. É preciso incorporar o espírito empreendedor com racionalidade, ou seja, ter a vontade de querer mudar, adquirir o conhecimento para saber o que fazer, por que fazer e como fazer.

É necessário também estar aberto às mudanças, experimentar coisas novas, acompanhar as tendências, inovar e, acima de tudo, buscar a inserção na cadeia produtiva daquilo que se faz dentro da unidade de produção. É muito importante ressaltar que, em situações de mercado, prevalece a competição entre os agentes produtivos dos diferentes elos da cadeia produtiva que atuam no mercado. Como o produtor também é um agente nesse mercado, ele precisa ser competitivo, a fim de garantir a sustentabilidade econômica de seu negócio.

 

da redação do Nordeste Rural
Voltar Imprimir
LEIA MAIS:
25.10.2014 05h36>
Suplementação alimentar ajuda ao rebanho enfrentar a falta de comida

 
-->



Fale Conosco
 
Expediente

Anuncie

© 2003 TV Globo LTDA. Todos os direitos reservados.