Aboios e Repentes
Aqüicultura
Aves
Cães
Causos Na Beira do Fogo
Cavalo e Cia
Ciência no Campo
Debate Rural
Dog Foto Blog
Dúvidas? O especialista ajuda
Empregos no Campo
Eno Sabor Rural
Exposições e Leilões
Feira Livre
Galeria de Fotos Rurais
Meio Ambiente
Notícias do Campo
Receitas do Campo
Suínos
Turismo Rural
img teste Agricultura
boi Bovinos e Bubalinos
img teste Casa de Fazenda
- Equinos
- Fruticultura
Carpinos 2 Ovinos e Caprinos
sábado, 5 de julho de 2008
Miniprensa beneficia o gergelim extraindo óleo

A prensa para a extração do óleo de gergelim foi desenvolvida para agregar valor à atividade do pequeno agricultor. Ela foi elaborada por meio  de uma parceria entre a Embrapa Algodão, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba e a Empresa Júnior de Engenharia Mecânica da UFPB, a TECMEC.

 

Os pesquisadores trabalharam num projeto que pudesse permitir que  a prensa fosse transportada uma comunidade para outra de acordo com o período de coleta de cada região; que tivesse eficiência na extração do óleo para a qual foi projetada, fosse de fácil manuseio e que a operacionalização fosse manual.

 

A semente de gergelim é composta de 50% de óleo, em média. A máquina consegue extrair de 30 a 35% desse percentual por meio de um processo simples para o pequeno agricultor. A cada hora de serviço, a prensa é capaz de extrair até três litros de óleo de gergelim extra virgem, que já sai limpo e pronto para embalar.

 

O óleo de gergelim pode ser encontrado em feiras públicas, mercados, supermercados e em lojas de produtos para dietas naturalistas e especiais, desde o interior à capital do estado da Paraíba. O óleo é rico em vitamina E, outras substâncias nobres e coadjuvantes na manutenção ou na recuperação da saúde. O óleo, normalmente usado bruto ou refinado no preparo de alimentos diversos, também está sendo utilizado na produção de fitoterápicos ou de fitocosméticos e ainda na confecção de sabonetes e xampus artesanais.

 

Mais informações sobre a mini prensa de gergelim podem ser conseguidas junto a  Embrapa Algodão que fica na Rua Osvaldo Cruz, 1143 – Centenário, Campina Grande, na Paraíba. Os telefones são  (83) 3315-4300 - Fax: (83) 3315-4367 .

da redação do Nordeste Rural
Voltar Imprimir
LEIA MAIS:
17.04.2014 05h30>
Conhecendo o sexto cereal mais importante do mundo

 
-->



Fale Conosco
 
Expediente

Anuncie

© 2003 TV Globo LTDA. Todos os direitos reservados.